3 Sistemas Operacionais para usar no Raspberry Pi

Dicas: 3 Sistemas Operacionais para usar no Raspberry Pi Deixe seu comentário

Hoje irei dar dicas de 3 Sistemas Operacionais para usar no Raspberry Pi. Os sistemas são fáceis de usar e são ideais para quem quer começar a mexer com o Raspberry Pi, sem ficar intimidado pela complexidade de boa parte dos sistemas operacionais baseados em Linux

3 Sistemas Operacionais para usar no Raspberry Pi

1 – Pidora

Ideal para usuários que buscam alternativas ao Ubuntu MATE

O nome esquisito refere-se à junção de Pi com Fedora, nome da distribuição Linux da Red Hat que é uma das mais queridas entre fãs do Linux. O Pidora trata-se de uma versão compatível com o Raspberry. Sendo assim, ele promove acesso a uma série de apps presentes nas distros da Red Hat.

Além de navegador de Internet, suíte de escritório e apps gerais, como os encontrados no Ubuntu.

Um recurso bem interessante do Pidora é o chamado modo Headless. Que permite configurar o sistema operacional em Raspberrys sem monitor.

O processo de acesso e uso é feito via rede, por outro computador, e pode significar um modo facilitado de usar o Raspberry na falta de um monitor dedicado.

3 Sistemas Operacionais para usar no Raspberry Pi

2 – Raspbian /  3 Sistemas Operacionais para usar no Raspberry Pi

O Raspbian é uma versão do Debian (distro Linux bastante conhecida) criada para rodar no Raspberry. Em alguns sentidos é possível considerar o Raspbian como o “sistema operacional padrão” para o micro pc. Como curiosidade: o sistema tem até acesso a uma versão especial de Minecraft para Raspberry Pi.

O sistema é uma boa escolha para quem não está muito acostumado com o Raspberry. Porque é bem completo tem softwares de escritório, permite navegar na Internet e possui uma grande quantidade de ferramentas de configuração do computador e de desenvolvimento.

3 Sistemas Operacionais para usar no Raspberry Pi

 3 – Ubuntu /  3 Sistemas Operacionais para usar no Raspberry Pi

Ideal para usuários que querem fazer do Raspberry um PC

O Ubuntu é a distribuição Linux mais conhecida e difundida no mundo. Existem várias versões do sistema que são compatíveis com o Raspberry. Entretanto, a melhor delas é a MATE: Que trata-se de uma edição mais leve e que roda de forma satisfatória nos Raspberry Pi 2 e Raspeberry Pi 3, que possuem hardware mais capacitado.

No pacote, o usuário ganha acesso a aplicativos embarcados no Ubuntu, como a suíte de produtividade LibreOffice, além dos apps tradicionais e repositórios da Canonical, onde é possível baixar mais ferramentas. Bem completo, o Ubuntu Mate é um sistema para quem quer fazer do Raspberry um desktop mais tradicional.

3 Sistemas Operacionais para usar no Raspberry Pi

Onde Comprar

 Na loja da Tecnotronics você encontra Raspbery, eletrônicos e ferramentas. Os preços são ótimos, a agilidade é matadora e as entregas são feitas para todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *